10 coisas que você não vai gostar em Nova York

Sim, você leu o título corretamente. Normalmente, todo mundo escreve como aquela e essa cidade são lindas, inclusive nós, que escrevemos mais de uma vez sobre como Nova York é incrível e como estudar na Kaplan em Nova York é uma experiência inesquecível. Realmente é uma cidade impressionante, mas, como qualquer metrópole, ela tem suas prórpias características que podem desagradar os visitantes, especialmente os estrangeiros. Por conta disso, nós decidimos dar alguns avisos para que você possa chegar em Nova York preparado e saber adiantado o que esperar.

1. O barulho

Bom, não tem como você dizer que está surpreso: é bem barulhento em cidades grandes. Mas em Nova York, é especialmente barulhento. A qualquer momento, noite ou dia, equipamentos de construção podem aparecer em qualquer área e começar a quebrar, furar e martelar com muita força. Eles podem começar a quebrar asfalto e trocar canos, eles podem construir uma casa, ou ao contrário, demolir uma. À noite, caminhões de bombeiro irão passar com sirenes altíssimas, de uma forma que você talvez nunca tenha escutado. Adicione a isso, ambulâncias e carros de polícia. Construções privadas aparecem de vez em quando no meio das ruas, adicionando barulhos de coisas estranhas caindo. Pontes e túneis abarrotados de carros, taxistas buzinando nas ruas sem parar, caminhões de todos os tamanhos descarregando mercadorias nas lojas. De repente, um alarme ou alarme de incêndio é acionado (depois dos ataques do 11 de Setembro, a aparição de bombeiros nas ruas de Nova York virou uma coisa corriqueira). E isto é apenas em Manhattan: No Queens, Brooklyn e no Bronx, tem ainda mais barulho industrial.

 

barulho Nova York
Em grandes cidades é normal ter muitas construções o tempo todo

Foto: Daria Belaya 

Mas isso não é tudo. Nova York é uma cidade, como é conhecida, que nunca dorme. Se você acabar vivendo em cima de uma boate ou de um bar, o barulho do estabelecimento ou das pessoas se divertindo na rua (nem sempre é tão divertido) chega até o décimo andar. No centro da cidade, todos os prédios são velhos, e se você não estiver alugando uma cobertura por muito dinheiro, o isolamento das janelas também são velhos e não isolam o som. A próposito: as paredes também deixam passar som, então se prepare para o barulho não só da rua, mas também dos vizinhos.

2. Lixo

Esqueça os becos bem cuidados do Central Park e os jardins públicos aconchegantes e limpos dos filmes de Hollywood. Sim, eles também existem, mas o mais simbólico de Nova York são as ruas. As ruas onde as pessoas andam e jogam lixo - cigarros, copos de plástico, pedaços de papel e muito mais. As ruas onde os mendigos sentam com seus vários pertences. As ruas onde você vai encontrar muitas poças, de nem sempre são de água, atrás das lojas e restaurantes.

Se você der uma caminhada de South Broadway até a área do SoHo no começo da manhã, você verá montanhas de vários lixos. Claro que eles são recolhidos todos os dias - por caminhões de lixo enormes e bem barulhetos (oi primeiro tópico!). Mas a visão é inesquecível. 

Ao mesmo tempo, não podemos dizer que Nova York é uma cidade suja. Quando chove, os gramados não corroem, nenhum fluxo de sujeira flue pelas ruas e você pode andar tranquilamente com suas calças e tênis brancos, que irão secar e continuar brancos.

3. Longas distância

Em qualquer cidade grande, as distâncias são maiores de um lugar a outro, mas em Nova York elas são especialmente grandes. De Wall street até a parte sul do Central Park são 8 km, ou seja, quase duas horas andando. O Central Park em si são 5 kms. Mas Manhattan não é o pior caso: você pode andar pra cima e pra baixo, olhando as lojas e os cafés, e fazer um passeio bem agradável. 

Já o Brooklyn é enorme. A hipster Williamsburg é apenas uma parte pequena de tudo isso. Você pode andar de Wall Street, através da ponte do Brooklyn, até a Bedford Avenue (a rua principal de Williamsburg) em duas horas. Se você quiser o outro bairro tendência da vizinhaça, Greenpoint, será mais uma hora pro norte. Mas por exemplo: andar até a Brighton Beach não vale a pena: são 18 kms, se você sair de Wall Street, e você ainda está no Brooklyn. E também tem o Queens, Bronx e Long Island - eles também são enormes e ainda mais longe.

Manhattan inteira e partes do Brooklyn podem e devem ser andadas. Mas salve suas forças com antecedência - andar por ruas de concreto por horas pode ser bem cansativo. Você pode e deve combinar andar com outros meios de transporte - como a balsa e o metrô - que também pode não ser tão agradável.

4. Metrô inexplicável

O metrô de Nova York é o maior do mundo. Ele é 24 horas, porém, não são todas as linhas em todas as direções que tem essa vantagem, e é quase impossível saber quais linhas serão 24 horas com antecedência. A maioria das estações tem 3-4 trilhos, e todas elas são designadas para linhas expressas e regulares. Às vezes, você só descobre que está em uma linha expressa quando já está dentro do metrô, e acaba tendo que ir até o Bronx - quando você só queria ir duas estações até a Broadway.

 

metro Nova York
O metrô de Nova York é meio complicado de entender

O cronograma muda e as próximas paradas geralmente são anunciadas não por uma voz robótica e clara vindo dos alto falantes, mas pelo próprio maquinista, com um sotaque forte do Harlem, então você corre o risco de não entender nada.

E mais uma coisa: As estações parecem utilitaristas e industriais, as transições são estreitas e estranhas, os policiais só aparecem nas estações principais. É melhor não olhar nos trilhos - você vai encontrar todo tipo de lixo e claro, muitos ratos passando. Você também vai encontrar muito gatos por lá, pois a própria administração do metrô solta eles ali para cuidarem dos ratos. E à noite, o metrô pode ficar um pouco assustador.

Saiba qual é o seu nível de inglês gratuitamente

Descubra seu nível de inglês de uma forma rápida e fácil

  • Faça nosso teste online totalmente gratuito
  • O teste não demora mais que 20 minutos
  • Você pode fazer no seu computador ou smartphone.
Faça o teste

5. Segurança

Em geral, Nova York pode ser um pouco assustador, não apenas no metrô e não apenas a noite, mas claro que à noite, é pior. Apesar da gentrificação (o processo de tornar áreas que eram disfuncionais em áreas mais na moda e com prestígio - o que aconteceu com o Soho e Hells Kitchen, e recentemente com algumas partes do Harlem e Brooklyn), ainda existem alguns lugares não só no Brooklyn e no Bronx, como também em Manhattan, que continuam disfuncionais.

Por exemplo, o distrito de Brownsville, construído pelo chamados "projetos" (prédios com apartamentos  acessíveis para os pobres) feitos com um tijolo mais escuro: aqui você pode escutar tiroteios durante o dia. Ou a área Jamaica do Queens, que é perto do aeroporto JFK: Se você pegar o metrô do aeroporto e parar na Jamaica Station, muitos aconselham a não sair da estação e não ir lá fora. Também é melhor evitar Coney Island à noite e sempre a região do South Queens. Muitas áreas do Bronx também não são seguras.

Mas a própria Manhattan pode ser um local de risco durante a noite. Então o idílico Central Park, depois do pôr do sol se torna o local de encontro de traficantes, além de roubos e assassinatos pela cidade. O North Harlem continua não gostando de pessoas brancas. E no Lower Manhattan, o artístico East Village é adjacente ao distrito Alphabet City, chamado assim porque é o limite entre quatro avenidas: Avenue A,B,C e D. Tem até uma rima que eles fazem:

Avenue A, you’re adventurous. ( Avenida A, você é aventureiro)

Avenue B, you’re brave. ( Avenida B, você é corajoso)

Avenue C, you’re crazy. ( Avenida C, você é louco)

Avenue D, you’re dead. ( Avenida D, você está morto)

Brincadeiras a parte: Quanto mais longe da ilha e mais perto do East River, pior.

6. Anti- Glamour

 Aqui não é uma parte negativa, pelo contrátio, pode até ser uma parte positiva: Nova York não é igual a "Sex and The city" e ao "Diabo veste padra". Sim, existem restaurantes de luxo, baladas da moda, boutiques e limosines, mas elas são dispersas pela cidade e se dissolvem na vida comum. Perto da loja da Prada na Broadway, você vai encontrar vendedores de bolsas da Prada falsificadas por $30, expostas  em lençois no meio da rua. A própria loja é lotada de turistas de todos os tipos, 99% das vezes turistas que só olham tudo, mas não compram nada.

Claro que você vai se deparar com várias pessoas com classe na ruas e nos cafés, e é fácil esbarrar com um produtor de moda que desceu do seu apartamento de chinelos e com seu cachorro, para comer croissant e tomar café. Mas mais do que isso, aqui você vai encontrar pessoas normais, locais baratos e saborosos, lojas pequenas, turistas de mochila e trabalhadores.

7. Acomodações incovenientes

A maior parte dos edifícios de Nova York, especialmente em Manhattan e no Brooklyn, são prédios de 80-100-150 anos. Esses prédios tem escadas e grades características do lado de fora. Os apartamentos são pequenos, as entradas são apertadas e escuras, não tem elevadores ou varandas: Sua varanda é apenas um metro quadrado de grade entre as escadas de emergência para subir e para descer, na qual você só consegue chegar pulando a janela. As próprias janelas são velhas, as paredes finas e o chão faz barulho. Os banheiros também são antigos e o encanamento pode fazer bastante barulho.

 

lavanderia Nova York
As lavanderias Self-Service são normais em Nova York

Nesses tipos de acomodação normalmente é frio no inverno e quente no verão, não tem ar condicionado e você nem pode instalar uma máquina de lavar roupas no apartamento (o município não permite). Muitos vivem por anos carregando as suas roupas sujas para lavanderias self-services, por isso existem milhares delas. E normalmente, esses apartamento tem vistas super típicas de Nova York, ou seja, a parede do vizinho, a apenas alguns metros de distância.E também (se prepare...) muitos ratos e baratas saem dos esgotos e do metrô e vão para as casas. Mais que isso, baratas voadoras com até 10 cms...e sim, muito mais insetos.

Mas tem um lado bom: geralmente essas casas estão localizadas em área bem ocupadas e hsitóricas.

8. Eletricidade

Você provavelmente já sabe que a entrada das tomadas é diferente nos EUA, e para você conseguir plugar seus eletrônicos, você precisará de um adaptador. É melhor sempre ter vários, para poder carregar todos os seus aparelhos. A questão do adaptador nem é tão ruim, o problema maior é que nos EUA  a voltagem é diferente - 110 volts em vez de 220 volts. Por conta disso, os aparelhos demoram mais para carregar e um secador ou babyliss mal funciona ou não funcionará de todo.

A mesma coisa acontece vice-versa: Se você compra um produto eletrônico nos EUA e quer levar pra casa, você precisa ter certeza que ele funcionará na voltagem que você tem em casa. 

9. Тuristas

Existem milhares deles em Nova York e os lugares com multidões de gente não são uma experiência para qualquer pessoa. Sim, você pode visitar a Times Square uma vez, mas provavelmente não vai querer voltar. Isso por que, você provavelmente não vai gostar: luzes de neon, multidões de turistas, barulho, restaurantes criados para a multidão, batedores de carteira, confusão constante, etc. A mesma coisa acontece nas filas enormes para comprar tickets para musicais (É melhor comprar online, ou falar com seu gerente de atividades sociais da Kaplan - ele tem vários ingressos com desconto para oferecer), ou ficar horas na fila do Empire State e da Estátua da Liberdade. 

 

turista nova york
Algumas atrações da cidade estão sempre lotadas com turistas

Geralmente, para você ter uma boa impressão de Nova York, você precisa encontrar seus próprios caminhos. Não vá segurar nas bolas do touro de metal da Wall Street, não se esprema na multidão no deck de observação do Empire State pra ver apenas milhares de cabeças e paus de selfie, não olhe a 5th avenida pelo ônibus Hop on - Hop off. Em vez disso, crie seu prórpio caminho, ande por ruas paralelas, visite lojinhas pequenas, crie suas próprias rotas. Só não esqueça do ponto 5 enquanto faz isso!


Conteúdo relacionado: 5 fatos sobre o Central Park em Nova York


10. Clima

Apesar do fato de Nova York estar na mesma latitude de Madri e Lisboa, o clima por lá é bem diferente. No inverno, você pode viver uma tempestade de neve que paraliza a cidade inteira, com -20°C (como aconteceu em 2014) ou seco e 18°C (como aconteceu em 2015). E não esqueça que nos EUa eles usam Fahrenheit. Você pode tomar uns sustos até se acostumar com a nomenclatura, por isso é bom já instalar um app no seu celular que faça a conversão.

 

clima nova york
Sempre pesquise sobre o clima antes de viajar

Na primavera e no outuno, furacões tropicais quase chegam em Nova York e no verão, é bem quente e úmido, especialmente em Agosto. Não é fácil caminhar pelas ruas de concreto e arranha-céus em um calor tão grande. Mas também tem seu lado bom: Por conta do tamanho dos arranha-céus em Manhattan, tem muita sombra e como você está numa ilha, a água que te cerca é bem refrescante.

Resumindo: Nova YorK é rica em surpresas e descobertas, e às vezes, elas não são tão legais. Mas agora você já está avisado e sabe exatamente o que esperar da Big Apple. E não deixe que baratas voadoras, sirenes e o metrô durante a noite te assustem: Nova York é uma cidade incrível e você definitivamente deveria conhecê-la.

 

Faça um intercâmbio

立即分享
相关文章