Como fazer um intercâmbio

Você, com certeza já conhece alguém que fez um intercâmbio. Pode ser um amigo, uma vizinha, a prima da sua colega de escola ou até mesmo um famoso que você segue no Instagram. Mas, o que é fazer um intercâmbio?


Existem vários tipos de intercâmbio, mas o mais comum, é o intercâmbio para aprender um novo idioma. Quando você escolhe esse tipo de intercâmbio, você viaja para outro país, que fala a língua que você quer aprender, e fica um tempo por lá, estudando em uma escola de idiomas para estrangeiros e vivendo naquela cidade. Por exemplo, se você quer aprender a falar inglês, você pode ir estudar na Inglaterra e morar em Londres. Dessa forma, além de aprender inglês dentro da sala de aula, com professores capacitados, você também poderá praticar o tempo inteiro, por exemplo, quando for a alguma lanchonete terá que fazer o pedido em inglês. 


Mas o intercâmbio não é necessariamente apenas para quem quer aprender inglês. Você pode aprender vários idiomas, como o francês, alemão e o espanhol. A escola Alpadia, agora da rede Kaplan, oferece cursos na França, Suíça e Alemanha. Também temos uma parceria com a Enforex, para você aprender espanhol na Espanha.


Você vai notar que, ao falar de intercâmbio, nada é muito definitivo. Por quê? Porque você pode escolher seu intercâmbio da forma que for melhor para você. Montando seu intercâmbio sob medida, você terá certeza que sua experiência será aproveitada ao máximo.


1. Como escolher o destino?


Certo, eu já escolhi o idioma que quero aprender, mas como eu escolho a cidade onde estudar? Sim, nós sabemos que são várias opções, então o que podemos te falar é: pesquise! Que tipo de cidade você gostaria de morar? Uma cidade grande, com muita badalação e restaurantes da moda? Ou uma cidade mais pacata, que você vai poder andar na rua com mais calma? Você prefere morar num lugar mais frio ou com um clima mais ameno? No final, tudo depende da sua preferência! A Kaplan tem 35 escolas de inglês ao redor do mundo, com todos os tipos de opção, para você escolher a que mais se adequa a você!


2. Quanto tempo é o intercâmbio?


Você decidiu o seu destino! Mas e agora, quanto tempo ficar lá? Novamente, isso vai depender de você! Quanto tempo você tem disponível para aprender seu novo idioma? Você tem férias da faculdade ou do trabalho de 1 mês? Ou talvez você vai sair do seu trabalho e tem um tempo maior pra se dedicar, e quer ficar lá fora por 6 meses? Pois, aí está, esse será o tempo do seu intercâmbio! Na Kaplan, você pode fazer cursos de apenas 1 semana até 52 semanas. Quanto tempo mais você conseguir ficar no seu destino, melhor vai ser sua evolução, mas acredite: 4 semanas de curso no exterior pode parecer pouco, mas a quantidade de experiência com a qual você vai voltar pra casa, vai ser imensa, pode apostar!


3. Eu preciso já saber o idioma para fazer um intercâmbio?


Não! Você está indo fazer um intercâmbio para aprender, então você não precisa ter nenhum nível mínimo para começar suas aulas. Nós temos cursos desde o iniciante até o avançado, passando para cursos preparatórios para exames ou para negócios. No seu primeiro dia de aula, você irá fazer um teste de nivelamento, e será encaminhado para a sala que se adeque melhor ao seu nível. Não importa o nível do seu idioma, nós teremos um curso perfeitamente adequado para você!Você pode fazer um um teste de inglês online e gratuito para saber seu nível de inglês aproximado

 


4.Tem idade mínima para fazer um intercâmbio?


Depende do tipo de intercâmbio que você quer fazer. Para pessoas de 8-17 anos, existem os acampamentos de verão, que são cursos de idiomas + atividades. Esse tipo de intercâmbio tem datas pré-estabelecidas e não são em todos os destinos. Você pode saber mais sobre os acampamentos de verão da Alpadia from Kaplan aqui.
A partir dos 16 anos, você pode fazer os cursos considerados para “adultos”, ou seja, cursos de idiomas flexíveis: Você pode começar qualquer segunda feira do ano (exceto em feriados) e escolher o tempo do seu intercâmbio.


5. Tem idade máxima para fazer intercâmbio?


Não! Foi-se o tempo em que fazer um intercâmbio era coisa de adolescente (que normalmente ia fazer o high school, ou seja, estudar um ano do ensino médio fora). Hoje em dia, os cursos no exterior têm pessoas de várias idades diferentes, interagindo. Temos também opções de cursos para maiores de 30 anos, com um ambiente mais profissional e engajado na área de negócios.


Conteúdo relacionado: Perguntas frequentes sobre a Kaplan



6. Onde eu vou morar, durante meu intercâmbio?


Existem duas possibilidades, que a escola te oferece: Ficar em uma casa de família ou em uma residência estudantil (apenas para maiores de 18 anos). Cada opção tem seus prós e contras: Ao ficar em uma casa de família, você já terá sua refeição inclusa, além de poder conviver com uma família daquele país, o que vai fazer com que você pratique mais o idioma e conheça mais a cultura daquele povo. Porém, as casas de famílias sempre ficam mais afastadas do centro da cidade, onde ficam as escolas, ou seja, você vai demorar entre 45-60 minutos para chegar na escola, todos os dias.
Já em residência estudantil, você será responsável pela sua alimentação e dividirá as áreas comuns com colegas de várias nacionalidades. As residências estudantis, geralmente, são mais perto da escola, algumas podendo até mesmo ir caminhando.

Faça amigos no exterior
Quando você faz intercâmbio, faz amigos de todo mundo

7. Como eu vou fazer amigos?

Viajar para um país diferente e ainda mais sozinho, pode deixar qualquer pessoa ansiosa, mas não se preocupe! As escolas oferecem atividades diárias, durante a semana, para você aproveitar seu tempo após as aulas. Essas atividades podem ser pagas, como viagens de final de semana ou entrada de museus, ou gratuitas, como um walking tour pela cidade ou uma noite no pub claro, qeu cada um vai pagar o que consumir lá!). O mais importante é: além de você praticar seu novo idioma e conhecer locais interessantes no seu novo destino, você também irá socializar com seus celegas de escola, fazendo amizades! Lembre-se: assim como você, a maior parte das pessoas também está lá sozinha e vai adorar conhecer novas pessoas!


8. Quanto custa o intercâmbio?


Essa é uma das perguntas mais frequentes que toda pessoa quando começa sua pesquisa faz. Mas quanto eu vou gastar para viver isso? Novamente: depende.  Depende, porque o valor está ligado diretamente ao destino que você vai escolher, o tipo de acomodação, o tipo de curso, se você vai querer adicionar serviços (como translado e seguro médico, por exemplo) e várias outras coisas, como cotação da moeda estrangeira, por exemplo. Você pode entrar no nosso site e fazer uma simulação do tipo de intercâmbio que você quer, para saber mais ou menos quanto vai sair sua viagem. Você pode ir mudando e adaptando suas escolhas, para um intercâmbio que caiba mais no seu bolso.


Agora que te explicamos como funciona, você já escolheu aonde vai fazer seu intercâmbio? Ou ainda ficou com dúvidas? De qualquer forma, é sempre importante entrar em contato com um consultor de nossas agências parceiras. Com a experiência que eles têm, eles vão poder te ajudar a construir o intercâmbio perfeito para você! Depois, é só arrumar as malas e se preparar para viver uma das experiências mais incríveis da sua vida!

 

Faça um intercâmbio

立即分享
相关文章